JUMBO (CADEIA, PRESÍDIO, CDP, PRESO) – O QUE É? O QUE PODE LEVAR? COMO ENTREGAR? RESPONDENDO AS PRINCIPAIS DÚVIDAS
* Somos um escritório de advocacia, não temos informação sobre os itens que podem entrar em cada unidade. Para os presídios de São Paulo, existe a lista do “jumbo padronizado” (acesse AQUI) . Para saber sobre como enviar o jumbo e quais itens são permitidos, favor entrar em contato com a unidade prisional em que a pessoa está presa*
* Caso esteja com dificuldade para entrar em contato com a unidade prisional por telefone, tente conversar por e-mail ou por meio da Ouvidoria da SAP *
Umas das principais dúvidas dos familiares dos presos diz respeito ao jumbo. Nesse vídeo, tento explicar o que é jumbo, o que pode ser levado e como é sua entrega.
1) O que é o jumbo? O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros.
É chamado de “jumbo” por conta do tamanho das sacolas em que é carregado, que geralmente são muito grandes.
2) Quais itens podem ser enviados no jumbo? Antes de enviar o jumbo, é importante telefonar ou enviar um e-mail para a unidade prisional em que a pessoa está presa e verificar quais são os itens permitidos.
Algumas unidades, por exemplo, não permitem alguns tipos de comida ou só permitem em determinadas quantidades ou tipos de embalagem.
3) Como posso enviar o jumbo? O jumbo pode ser entregue pessoalmente pelo familiar na unidade prisional ou enviado pelos Correios (Sedex). Também existem algumas empresas que fazem a entrega desses mantimentos aos presos.
Antes de enviar pelos Correios, ir pessoalmente entregar ou contratar uma empresa, se informe na unidade prisional sobre o procedimento.
Algumas unidades exigem que o jumbo seja entregue ou enviado apenas por pessoa cadastrada (que tenha a “carteirinha de visitante”).
Além disso, por conta do COVID-19 (coronavírus), as unidades prisionais de São Paulo (da SAP), estão apenas aceitando os itens pelos Correios.
4) O advogado pode levar o jumbo para o cliente? Apesar de não ser proibido, entendo que não deve. Sobre isso, assista ao vídeo que tenho sobre o tema no canal.
5) Para dúvidas com relação aos procedimentos das penitenciárias de São Paulo, acesso o site da SAP. Lá, inclusive, é disponibilizada uma lista do “jumbo padronizado” nos presídios de São Paulo (acesse a lista AQUI).
Sobre a entrega no jumbo em tempos de COVID-19 (coronavírus), acesse o site.
– Matheus Falivene, advogado criminalista em São Paulo, mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP).
Contato: matheus@faliveneadvogados.com.br
0 Comentários